Publicidade

  • verde
  • MARMORARIA VITORIA
  • kartucho

Eu Repórter:... Insinght ! ! ! ......

Estamos vivenciando um processo civilizatório, em nosso País e, em pleno século XXI, que se inicia, embora tenhamos conseguido progressos em alguns setores da sociedade, em outros, apresentam-se estagnados ou em movimentos retrógrados. Na seara politica é um bom exemplo dos “movimentos retrógrados”.

A palavra politica tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas “polis”. Denomina, ainda, arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados e, finalmente, habilidade no relacionar-se com os outros.
Discorrendo sobre : ... “arte ou ciência da organização “..., diante das noticias atuais, sobre os “nossos” homens públicos, de Edis a ministros, levá-nos a concluir que ...
Quanto a : “habilidade no relacionar-se com os outros”... , a premissa no relacionamento “SUSTENTÁVEL”, é a confiança, obtida com a conquista da credibilidade, através de conduta ética e ilibada. As pesquisas de opinião pública resume os “fundamentos”, apenas 11% dos brasileiros afirmam confiar em seus representantes (políticos)...
Por mais que tentamos entender, mais ficamos sem respostas ... O que chamamos de realidade é o resultado da somatória de incontáveis estímulos coletados pelos cinco sentidos, captados no mundo exterior e transportados para nossas cabeças pelo sistema nervoso. A cognição, a experiência concreta de existirmos aqui e agora, é uma fabricação de incontáveis reações químicas fluindo por bilhões de conexões sinápticas entre neurônios.
O momento da compreensão inconsciente de algo, um objetivo a ser atingido que permanece ”oculto”, mas nossos cérebros continuam a funcionar, a buscar conexões na memória, correlacionando fatos e possibilidades. De repente, quando menos esperamos, espontaneamente, a solução vem à tona. Esse momento sempre é acompanhado por uma sensação de alívio, deve ser causado por uma corrente turbulenta de reações químicas regadas a muita endorfina.
O que foi descrito, tenta, de alguma forma, definir qual é o “recurso”que o nosso cérebro recorre para entender ou decifrar os estímulos oriundos da seara política, podemos denominá-lo de “insight”, que significa “introspecção, compreensão, discernimento, critério”.
Para discorrer, montou-se uma parábola de “insight técnico”. O escopo técnico, foi escolhido, pela formação profissional do narrador, área de Ciências Biológicas, especificamente em engenharia agronômica.
A instalação de uma cultura, tem como objetivo à produção e, até que se atinja tal objetivo, concorrem muitos fatores adversos, que por ventura podem comprometer a produção. Aí entram as medidas de controle e práticas de manejo.
Sendo uma atividade da área de Ciências Biológicas, subentende-se sua complexidade por tratarem de fenômenos vivos e, o advento de que um “ser vivo” - parasita – está comprometendo a produção, analisamos se adotamos ou não as medidas de controle, sendo que, a medida será adotada a partir do momento que atingir o : “nível de dano econômico”, onde o prejuízo oriundo do ataque é maior que o custo do controle. Essa é a diretriz das Boas Práticas de Manejo.
Em outras palavras, seja na Agricultura ou na Sociedade Civil a presença de “elementos nocivos” que irão concorrer para o Bom Desenvolvimento da Atividade, é inevitável. Deve-se criar mecanismos e práticas de manejo, para mantê-los no nível abaixo de “dano econômico”.
É de conhecimento de todos, os avanços que o País tem obtido na área agropecuária, inclusive discursos megalomaníacos têm sido usados, colocando o setor em evidência, criando, em alguns o vicio da vaidade e em outros o da inveja, resultando em conflitos. Vide, Brasil o celeiro do mundo, produção de ( GEE ) gases efeito estufa, aquecimento global, barreiras fitossanitárias, etc. ... etc. ... . Apesar dos tropeços, o setor caminha a “passos largos”.
O mesmo não podemos dizer “daquele setor” ( politico ), parece que o percentual de “elementos nocivos” ultrapassou o nível de dano econômico, é urgente a adoção de medidas de controle, para que ocorra o Bom Desenvolvimento da Atividade e atinja o objetivo : PRODUÇÃO !! ( País justo com seus cidadãos ).
Paulo Rensi
Bandeirantes – PR
Você está aqui: Home Jornalismo Eu Repórter Eu Repórter:... Insinght ! ! ! ......