Publicidade

  • verde
  • MARMORARIA VITORIA
  • kartucho

EU REPÓRTER ; AUTOCRACIA ! !

Nosso município, sempre viveu, sob um regime politico municipal, que lembra ao modelo da era do Império Bizantino. Na minha juventude, o País sob o regime da Ditadura não concedia ao povo o direito da escolha e nem a liberdade de expressar opinião, logo, cidadãos que não exercitam à participar, não podem ser aptos à partilhar.

Analisando as acepções da palavra "POLÍTICA" : a que melhor representa é .... habilidade no relacionar-se com os outros ...

No saara politico, não tenho muitas lembranças pois, me ausentei no final da década de 60 e, retornei no final da década de 90 e,no retorno, após 30 anos as mudanças ocorridas, foi que os detentores do poder estavam mais velhos mas, o sistema de governar era mantido. Não sei se isso é em virtude de que o sistema democrático neófito, foi infectado dos vícios de outrora e/ou a criação de uma "polaridade" politica municipal, impedindo a QUEBRA DE PARADIGMAS !.

No inicio da gestão do atual prefeito, mantive contato com o atual Secretário , Sr. José Altizani e, expressei a minha visão quanto a implantação de novas industrias no município, não fui convincente nos meus argumentos pois, nada foi implementado, até a presente data. Para esclarecer os leitores : Temos no País o sistema conhecido como CINCO " S " ( SENAR, SEBRAE, SENAI, & ...) que são instituições que promovem CURSOS DE CAPACITAÇÃO " GRATUITO ". Através dos políticos – deputados estaduais e/ou federais - seria promovido um RALLY de Cursos para os chamados bóias- frias , na época da entre- safra , não sei quais seriam os cursos a serem ministrados mas, para isto existem os profissionais da área, para definirem qual é a qualificação da mão-de-obra que o mercado exige, ou cursos direcionados as futuras empresas a se instalarem.

Vou ser um pouco mais enfático, sendo você proprietário de um automóvel de valor de R$ 80 MIL, você entregaria a chave para uma pessoa não habilitada, para que a mesma "APRENDESSE " a dirigir com o seu automóvel ? ?. Está é a pergunta que você deve fazer prá você quando exigir que o prefeito "TRAGA " novas industrias para o município. Você acha que o "empresário" vai colocar as máquinas da sua indústria na mão de uma pessoa que não tem QUALIFICAÇÃO PARA OPERAR A MÁQUINA ? ?.

Quero deixar bem claro que não estou taxando o Sr. Altizani de retrógrado pois, está para completar 3 anos no cargo e, acredito que capacidade não lhe falta ,mas estou fazendo uma retrospectiva de TRÊS DÉCADAS de administrações públicas municipais. Está na hora da população enxergar, o que de fato vai de encontro aos seus anseios e quais são as suas reais necessidades.

Devemos começar a exercitar nossos ideais pois, antes da COPA 2014 , haverá novo pleito, para a escolha dos administradores do " NOSSO PATRIMÔNIO " público municipal. Como foi dito anteriormente a democracia não se restringe ao direito da escolha mas, também, a liberdade de se expressar, entre outras coisas mais.

 

Paulo Rensi

Bandeirantes – PR

Você está aqui: Home Jornalismo Eu Repórter EU REPÓRTER ; AUTOCRACIA ! !