Publicidade

  • kartucho
  • MARMORARIA VITORIA
  • verde

Número de vítimas prejudicadas pela chuva sobe para 1,5 mil em 12 cidades do Paraná

O número de pessoas prejudicadas pela chuva que atingiu o Paraná entre sábado (30) e esta segunda-feira (2) aumentou de 488 para 1.578, segundo um boletim divulgado pela Defesa Civil por volta das 11h30. O número de cidades também aumentou de nove para 12.

A maior parte das ocorrências, conforme o boletim, foi registrada por causa dos ventos fortes. Uma pessoa ficou ferida em Santa Izabel do Oeste, na região sudoeste, e, ao todo, 379 residências foram danificadas.

O município mais prejudicado foi Bela Vista da Caroba, que também fica na região sudoeste. Ao todo, 700 pessoas foram atingidas e 200 casas foram danificadas.

Na capital, também choveu forte durante a madrugada, mas a Defesa Civil registrou poucas ocorrências de alagamentos e quedas de árvores.

Em Maringá, na região norte, ao menos 23 árvores caíram. Dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que ocorreram rajadas de vento de até 50 km/h na noite de domingo. A chuva acumulada entre domingo e esta manhã chegou a 47 mm.

Circo desabou

Cinco funcionários de um circo ficaram feridos após a lona desabar por volta das 20h de domingo na cidade. O incidente ocorreu pouco antes dos espectadores entrarem dentro do circo.

Márcio Alexandre Fermino, responsável pelo circo, disse que todos os feridos passam bem. "No tumulto, é como se você estivesse no meio de um tornado. A gente procurou manter a calma das pessoas, que depois até vieram agradecer."

Eles foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. A vítima mais grave teve uma fratura no pé, de acordo com os funcionários da unidade de saúde.

Por conta dos estragos provocados, o circo deve permanecer na cidade e improvisar as apresentações em um ginásio de esportes por ao menos duas semanas, adiantou Fermino.

Sem luz

A chuva também causou mais de 100 mil desligamentos de energia elétrica em todo o estado por volta das 23h de domingo. Desses, 70 mil foram somente na região oeste.

Em nota, a Copel informou que cerca de 1,2 mil empregados estão mobilizados desde domingo para atender os desligamentos de energia elétrica provocados pela pela chuva e das fortes rajadas de ventos que atingiram todo Paraná.

Às 12h, cerca de 57 mil unidades consumidoras permaneciam sem luz, sendo 67% na região oeste.

A previsão é que o sistema seja recomposto ao longo do dia.

Chuva fraca

Na tarde deste domingo (1º), o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) já tinha emitido um alerta de temporais em todas as regiões do estado.

Na manhã desta segunda, o meteorologista Samuel Braun disse que ainda há possibilidade de pancadas em grande parte do estado, com exceção no oeste e sudoeste. Não há condição para temporal, segundo ele.

Na terça (3), o tempo deve abrir, mas com temperaturas mais baixas.

 

 

FONTE - GLOBO.COM

Você está aqui: Home Jornalismo Geral Número de vítimas prejudicadas pela chuva sobe para 1,5 mil em 12 cidades do Paraná