Publicidade

  • verde
  • MARMORARIA VITORIA
  • kartucho

De cortadora de cana, para empresária da beleza em Andirá.

Ela foi cortadora de cana e trabalhou duro pra sustentar, sozinha, seis filhos. Passou necessidades, enfrentou desafios diversos, mas, nunca se rendeu  aos problemas e jamais deixou de sonhar. Rita de Cássia Lima Pereira é um daqueles seres humanos que dá orgulho de conhecer sua história de superação, pois é um exemplo de vida.

São 11h 32 minutos, do dia 27 de janeiro de 2015. Nossa equipe de reportagem é recebida pela mais nova empresária do ramo de beleza da cidade, nas instalações do Ateliê Negra Rita. Demonstrando timidez e um pouco receosa em dar entrevistas, a corajosa Rita esbanja simpatia, humildade e logo nos convida para sentar no sofá para uma “prosa de salão”, ao som de música gospel. O ambiente, muito bem ajeitado. Enquanto sua filha – manicure profissional – cuidava das unhas de uma cliente, ela tecia as linhas da sua história.

 Como beneficiária do Bolsa Família, ela conseguiu complementação de renda para sustentar os filhos, mas, também, foi em busca de aprender a função que sempre lhe inspirou: a de cabeleireira. Rita conta que já havia feito alguns cursos. “Eu tinha feito um curso na Igreja Batista e desde 2001 eu atendia a domicilio, mas, me faltava mais preparo, prática profissional, segurança. Eu precisava saber como se mantinha um salão, como era a esterilização dos materiais”, destacou.

Mas foi como integrante do Cadastro Único da Ação Social e acompanhada periodicamente pelas gestoras do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que ela teve a oportunidade de acesso aos cursos profissionalizantes que o SENAC iria ministrar na cidade em 2013. O curso era uma oferta da Prefeitura por meio do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Rita não perdeu tempo. Fez os cursos de Auxiliar de Cabeleireiro e Cabeleireiro Profissional. Segundo ela, a qualidade das aulas e a credibilidade da certificação foram os pontos de partida para que se concretizasse o sonho de ter o negócio próprio. “Os professores foram muito capacitados. Se as pessoas estiverem dispostas a serem profissionais terão todo suporte lá. E não foi só sobre técnicas de cabelo que aprendemos. A gente também aprendeu sobre empreendedorismo e até sobre  psicologia. Afinal de contas não adianta saber tudo se não souber lidar com o público. Se eu não tivesse passado por esta preparação não estaria aqui hoje”, enfatiza.

 Multiplicação

 A guerreira Rita também enalteceu que foi orientada, regularizou a documentação da empresa e hoje é empresária formalmente. O sucesso que está trilhando é exemplo para os filhos, que também se especializaram por meio dos cursos ofertados. Dos seis filhos, três seguiram os passos da mãe e se especializaram por meio do programa. O primeiro, estudou Inglês e está no segundo curso, de Montagem de Computadores. Outra filha estudou os cursos de Garçom e Mecânica Industrial; hoje, mora em Curitiba, onde é supervisora de uma panificadora. E a terceira divide o sonho com a mãe, trabalhando com estética. Ela se formou em Design de Sobrancelhas e também fez o curso de garçom.

O próximo passo, segundo ela, é firmar o Ateliê como referência em cabelo afro, além de aperfeiçoamento em maquiagem e área de estética. “Pelas nossas condições, a gente não teria acesso. Pelo Pronatec a gente está conseguindo vencer. Como diziam os nossos professores: ‘a gente alcança sonhos com conhecimento, habilidade e atitude’. E isso fez toda diferença”, concluiu.

 Para a Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, a história de Rita é um exemplo de superação e de força de vontade. "Me enche de orgulho, quando conheço histórias como a dela. Isso prova que nossa luta pela qualificação profissional, bandeira no nosso governo, tem alcançado resultados. O Pronatec, do Governo Federal, e diversos outros cursos  que buscamos, têm o objetivo de proporcionar este caminho de desenvolvimento pessoal e emancipação profissional", destacou a secretária, gestora dos programas sociais em Andirá.

Fonte Tiago Dedoné

 

MEGA SENA

Rádio Cabiúna no Facebook

No Twitter

 
 
 

FEED RSS

Você está aqui: Home Jornalismo Regional De cortadora de cana, para empresária da beleza em Andirá.